Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Tabela: Nomeando Tavernas e Outros Lugares

Tabelas adicionam um certo dinamismo e velocidade ao jogo, principalmente quando não temos tempo para muita preparação, e é por isso que sempre acabo usando alguma, além, claro, de adorar tabelas. Por tanto, resolvi postar aqui algumas das que costumo usar em mesa. Hoje, uma que uso para nomear tavernas, hospedarias e outros lugares.

A forma mais simples e direta de usar esta tabela é escolher duas das cinco colunas e realizar a rolagem na ordem desejada, obtendo resultados como "O Cavalo Saltitante" ou "O Repouso do Cavaleiro". Muitas vezes será necessário algumas adições, como "o" ou "e". 

Nada impede que você escolha rolar duas vezes na mesma coluna, os nomes assim costumam ser um pouco mais diretos, como "O Pergaminho e a Pena", assim como aqueles obtidos por jogar em uma única coluna, como "O Escudeiro". Para nomes mais elaborados, é só rolar em três colunas, podendo obter algo como "O Caldeirão da Bruxa Solitária". Outra opção é rolar 1d10 e adicionar o número obtido ao resultado de uma ou duas colunas, como "As Sete Sereias".

Além de tavernas, hospedarias e lojas, também é possível utilizar esta tabela para nomear organizações. Para tanto, faça uma jogada em uma ou duas colunas e adicione nomes como "bando, "ordem", "companhia", "sociedade" ou "irmandade". Podendo conseguir resultados como "A Ordem do Pergaminho Vermelho" ou "A Sociedade da Lâmina Quebrada".


7 comentários:

  1. Adorei! Vou usar na minha mesa! Traga mais tabelas como essa Leo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, já estou vendo uma outra aqui ;)

      Excluir
  2. Adoro tabelas geratrizes. Já posso adicionar mais essa ao meu arsenal.

    Para nomes de NPCs, usava a de nomes hiborianos da Wizardawn (http://wizardawn.and-mag.com/). Dependendo do lugar da campanha que o NPC veio, usava uma das culturas para gerar o nome, criando assim uma unicidade na sonoridade e construção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, e bom uso do d30. É divertido puxar esse dado na frente dos jogadores, sabem que algo... diferente... vem por aí.

      Excluir
  3. Caso eu não tenha um d30, como posso usar essa tabela com 100% do funcionamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode rolar 2d20, mas determine um deles para ter seu resultado dividido por dois (arredondado para baixo), aí é só somar eles :)

      Excluir
    2. Melhor rolar 1d3 + 1d10. A fórmula seria algo como (1d3-1)*10 + 1d10.

      Dessa forma você consegue gerar resultados entre 1 e 30.

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...