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quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Modelos para Old Dragon: Feérico



Os modelos para Old Dragon foram apresentados no Bestiário (do qual temos uma resenha aqui), uma forma rápida e simples de customizar seus monstros deixando cada um ainda mais único e contextualizado, em alguns casos, praticamente gerando uma criatura nova. Sendo assim um dos meus elementos favoritos do jogo.

Nesta série de postagens eu pretendo trazer novos modelos, sempre acompanhados de um exemplo. Na postagem anterior nós tivemos o Humanoide, hoje, temos o Feérico!


Feérico


Criaturas feéricas possuem cores vibrantes e traços mais delicados, assim como um elegante par de asas que normalmente se assemelham a de insetos. Estas criaturas raramente vagam por regiões urbanas ou suas proximidades, preferindo os ermos selvagens mais afastados ou áreas tocadas pela magia. Eles se comunicam com o idioma silvestre, mas não é incomum que conheçam outros idiomas, principalmente o élfico.

Este modelo pode ser aplicado em qualquer criatura viva e corpórea.

Para adicionar o modelo feérico, as seguintes alterações deverão ser feitas:

  • Movimento: caso a criatura não possua um movimento de voo melhor, ela recebe um equivalente a 1,5 vezes o seu movimento base.
  • Atributos: Força -2, Destreza +2, Inteligência +2, Carisma +2. 
  • Jogada de Proteção: +4 em todas as JP contra efeitos mentais.
  • Redução de Dano: RD 5/ferro frio* (caso tenha 10 DV ou menos) ou RD 10/ferro frio (caso tenha 11 DV ou mais).
  • Magia: uma criatura feérica pode lançar magias arcanas como um mago de nível igual a metade de seus DV.
  • Visão na Penumbra: 50 metros.
  • Habilidades Especiais: uma criatura feérica recebe uma das seguintes habilidades e mais uma adicional para cada 5 DV (recebendo duas com 5 DV, três com 10 DV e assim por diante): Invisibilidade: 1 vez por dia, a criatura pode lançar a magia invisibilidade em si mesma.         Idioma da natureza: a criatura está constantemente sob os efeitos da magia falar com animais. Mudança de forma: 1 vez por dia, a criatura pode lançar a magia metamorfose em si mesma. Resistência a energia: a criatura recebe resistência 10 a um tipo de energia, como ácido, elétrico, fogo ou frio. Caso a criatura já possua uma resistência, ela pode ser aumentada. Resistência a magia: a criatura recebe RM igual a 10 + DV, não acumulando com RM existente. Teleporte: 1 vez por dia, a criatura pode lançar a magia teleporte. 
* ferro frio é um minério encontrado em grandes profundidades, conhecido pela sua tonalidade pálida levemente azulada e pela eficácia contra criaturas feéricas e alguns demônios, uma arma forjada com ferro frio custa o dobro que sua contraparte normal.

Exemplo de Criatura Feérica


Neste exemplo, o modelo feérico foi aplicado no sapo gigante (Bestiário, página 172).


Sapo Fada
(Grande e Neutro | Floresta e Pântano)
Encontros: 1d4
Prêmios: 50% | 200 XP
Movimento: 8 metros | V 12 metros
Moral: 6
FOR 18 | CON 14 | SAB 10
DES 14 | INT 8 | CAR 13
CA: 14
JP: 15 | +4 contra efeitos mentais
DV: 2 (14/20)
RD: 5/ ferro frio
Ataques:
  • 1 mordida +2 (1d4+2)


Ariscos, os sapos fadas evitam contato com qualquer outra criatura, usando de sua capacidade de ficar invisível para fugir ao primeiro sinal. Essas criaturas são facilmente distinguidas de sapos gigantes comuns, além de um par de asas translucidas, eles possuem uma cor vibrante, geralmente tons de roxo, magenta ou verde claro.

Estas criaturas vivem em pequenos grupos nos grandes lagos presentes em florestas e regiões pantanosas mais afastadas, se alimentando principalmente de insetos gigantes.

O couro de um sapo fada é extremamente valioso, usado na confecção de capas de invisibilidade.

Habilidades Especiais
  • Invisibilidade: 1 vez por dia, o sapo fada pode lançar a magia invisibilidade em si mesmo.
  • Língua: o sapo fada aplica sua saliva grudenta para aprisionar e envolver suas vítimas. Uma criatura atingida pela língua do sapo fada deverá ser bem-sucedida em uma jogada resistida de Força ou será presa pela língua do monstro sem poder se movimentar ou realizar ações físicas.
  • Magia: o sapo fada pode lançar magias arcanas como um mago de 1° nível.
  • Salto: um sapo fada pode saltar até 12 metros de distância em linha reta ou até 3 metros de altura.
  • Visão na penumbra: 50 metros.

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